segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fausto Franco

Fausto Franco é filho de Justino Franco de Moraes e Escolástica Virginia Franco de Moraes. Natural de Campinas nasceu em 14 de fevereiro de 1891, foi casado com Ana Cândida Prado Franco, nascida em Jaú em 03 de novembro de 1893. O casal teve sete filhos: Sebastião, Maria Aparecida, Maria Thereza, Maria Antonieta, Maria de Lourdes, Carlos Roberto e Fausto Franco Filho, que formaram as seguintes famílias.

1. Sebastião casou-se com Izaia Chade Franco, tiveram três filhos: Fausto Neto, Maria de Lourdes e Maria da Graça, ambas solteiras. Fausto Neto casou-se com Maria Helena Pfeifer Franco e tiveram dois filhos: Sheila casada com Luiz Carlos Fernandes, com dois filhos: João Victor e Mariana e; Evandro Luiz casado com Estela Crejoinas que também tiveram dois filhos: Danilo e Henrique;

2. Maria Aparecida casada com Fausto Fonseca Filho tiveram duas filhas: Rosana e Regina. Rosana se casou com Waldir Fortes de Arruda e tiveram dois filhos: Maria Silvia casada com Aloísio Rodrigues Oliveira (1ª Núpcias) tiveram uma filha: Beatriz Stela e, da 2ª Núpcias com Marcos Vinicius Teles Carrasco nasceu Ana Silvia e Flávio Eduardo que casou-se com Mayara Rodrigues Arruda. Regina que é a segunda filha de Maria Aparecida foi casada com Aparecido Reginato e tiveram duas filhas: Fernanda casada com Ricardo Ribeiro Borges com três filhos: Ana Clara, José Vitor e Beatriz.

3. Maria Thereza casada com Francisco Martins Correia tiveram três filhos: Vera Regina Fátima, solteira; Regina Célia casada com Rui Buri com quem teve dois filhos: Beatriz e Alfredo; Ana Maria casada com Douglas Giudce e tiveram três filhos: Fábio, Leandro e Douglas Jr.

4. Maria Antonieta; Maria de Lourdes e Carlos Roberto, todos permaneceram solteiros;

5. Fausto Franco Filho casado com Anita Guedes Franco e tiveram três filhos: Evandro casado com Maria de Fátima Vidal Franco e tiveram duas filhas Ana Cândida e Camila, ambas solteiras; Laura casada com Dalton Lima e tiveram uma filha: Izabela a terceira da irmandade, Sônia solteira. Fausto Franco juntamente com os irmãos, Ormênio e Justino Jr. chegaram a Pirajuí, vindos da Fazenda Santa Maria da cidade de Jaú, no ano de 1915, tendo a irmandade sido pessoas importantes e decisivas na vida inicial de Pirajuí. A primeira moradia de Fausto e sua família foi o distrito de Santo Antônio da Estiva, onde iniciou sua vida como comerciante, com uma Casa de Ferragens.
Além de comerciante sua atividade preferida era a de abrir fazendas, plantando café e quando tudo estivesse organizado, partia para outra empreitada.
Como sinal de gratidão pelo Distrito que morava pela sua participação sempre presente, nos problemas locais para sua surpresa e orgulho de sua família, teve o seu nome escolhido para ser dado ao Grupo Escolar Municipal ali construído.
Mudando-se posteriormente para Pirajuí, Fausto foi ser gerente das Fazendas Reunidas Toledo Piza que compreendia as fazendas: Bela Vista e Belmont, localizadas na estrada municipal Pirajuí – Garça, Fazendas que detinham juntas uma lavoura de mais de dois milhões de pés de café, em plena produção.
Após alguns anos, demonstrando interesse em sair da gerencia das Fazendas Reunidas para cuidar de seus próprios negócios, foi lhe proposto pelos patrões para que não saísse, e que lhe venderiam uma parte da Fazenda Bela Vista, em área a ser escolhida e desmembrada. Fausto não teve dúvida em aceitar a proposta e com isso realizar o sonho de um dia ter sua própria fazenda. Fausto passou a ser dono de uma área de terra de 186 alqueires e que recebeu o nome de Fazenda Sertãozinho.
Com o decorrer de alguns anos, tendo recebido uma proposta irrecusável pelo valor que lhe foi proposto, acabou vendendo a Fazenda Sertãozinho.
Com a venda da fazenda, Fausto saiu a procura de outra propriedade e acabou comprando a Fazenda Santa Maria distante apenas três quilômetros de Pirajuí e que hoje pertence ao Bradesco.

Atividades Exercidas em Pirajuí

Além de ex-proprietário de uma Casa de Ferragens no Distrito de Santo Antonio da Estiva como inicialmente citado e gerente executivo das Fazendas Reunidas Toledo Piza, teve em Pirajuí as seguintes atividades:

1. Participou juntamente com seus sobrinhos Ariovaldo e Antonio Franco, de uma sociedade comercial, que seria o primeiro Posto de Gasolina da cidade. A inauguração da nova empresa deu-se em 29 de janeiro de 1929, em prédio próprio construído especialmente para este tipo de atividade que recebeu o nome do POSTO AUTO BRASIL, cuja localização foi na principal rua da cidade, região central, ou seja, no número 389 da Rua 13 de maio.

2. Fausto Franco foi um dos fundadores da Santa Casa de Misericórdia de Pirajuí fundada em 15 de março de 1921, que teve como seu primeiro provedor o Coronel Joaquim de Toledo Piza e Almeida. Com a sua participação na Assembléia de Fundação teve o direito adquirido de ser um dos irmãos vitalícios da entidade. Na gestão como Provedor de Celestino Ferreira Gonçalves, Fausto Franco participou de sua diretoria no cargo de primeiro tesoureiro, cargo que exerceu por quatro anos.

3. Foi sócio fundador da sociedade esportiva de Caça e Pesca de Pirajuí, localizada nas margens do rio Tiete, no Porto Ferrão, no município de Pongaí, juntamente com seus irmãos Ormênio e Justino Jr. e mais outros amigos em comum.

4. Participou em 1930 da Assembléia de Fundação do Parque Clube de Pirajuí, sendo um de seus sócios Patrimoniais e Fundadores, que teve como seu 1° presidente o Dr. Joaquim de Amaral Melo.

5. Foi fundador e seu primeiro presidente da União Democrática Nacional, U.D.N., partido político do Brigadeiro Eduardo Gomes, tendo se elegido como vereador por uma legislatura de quatro anos.

6. Fez parte da comissão Pró-Ginásio, encabeçada pela Prefeitura Municipal e por pessoas representativas da cidade com o objetivo de levantar fundos para a construção do Ginásio Municipal em nossa cidade.

7. Fausto construiu na Avenida Rui Barbosa Lima n° 746, uma rica residência sobradada, uma mansão, com uma enorme área construída, onde ele dizia que não era apenas para conforto pessoal, mas também para receber os parentes e amigos, que eram muitos. Mas não teve tempo de desfrutar da casa de seus sonhos, pois foi surpreendido com a visita de um grupo de amigos liderados pelo então deputado estadual Aníbal Haman que lhe explicou o motivo da visita. O deputado havia conseguido a verba para construir uma maternidade em Pirajuí e que a mesma era de grande valia para a cidade. Argumentaram os referidos senhores, que após diversos estudos chegaram a conclusão que a melhor opção era a residência recém construída do amigo Fausto, que devido a sua localização e a área construída com simples adaptações estaria em condições para ser utilizada e que, portanto estavam ali presentes para lhe propor a compra da mesma. Fausto não esperava por esta proposta, não estava no programa vender o imóvel novo que ele mal tinha começado a usar. Pediu aos amigos que lhe dessem um tempo para pensar e, mais ainda, assimilar a proposta que lhe estavam fazendo. Após levar a família a proposta que estavam lhe fazendo, justificou que se a resolução fosse favorável à venda, implicaria em abrir mão de tudo àquilo que havia sonhado. Em contra partida estaria patrocinando aos menos favorecidos uma oportunidade que não poderiam perder. Como já esperava, obteve da família a concordância para que sua mansão fosse vendida e transformada na Casa Maternal que a cidade almejava. As negociações foram iniciadas e após chegarem a um entendimento quanto ao preço e as condições de pagamento, coisa que Fausto nunca quis revelar, mas que se sabe foi muito aquém do que valia.
A casa Maternal foi fundada em 02 de agosto de 1960 recebeu o nome de Casa Maternal Sara Kubitschek, sendo que posteriormente em 21 de outubro de 1965, foi encampada pela Santa Casa de Misericórdia de Pirajuí.
Esta foi, resumidamente, a vida e a passagem de Fausto Franco por Pirajuí.
Morreu aos 69 anos de idade em 06 de fevereiro de 1960 e seu corpo encontra-se sepultado na necrópole municipal de Pirajuí.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vovô Fausto onde você estiver sei que estará muito feliz porque sua vida foi muito linda, repleta de luz, generosidade e amor; Te AMO! Soninha.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde , tem algum parentesco com o sr franco montoro politico ex governador? ou é só coincidencia

    ResponderExcluir
  4. Tive uma infância mto feliz em Pirajuí,na companhia dos avós, primos,tios,amigos, nestas fazendas tão gostosas q até hoje as tenho na memória.....

    ResponderExcluir