quarta-feira, 29 de junho de 2011

ORMÊNIO FRANCO

Ormênio Franco, natural de Campinas, era o mais velho dos três irmãos que migraram para Pirajuí em 1915, filho de Justino Franco de Moraes e Escolástica Virginia Franco de Moraes. Foi casado com Ernestina Arruda Franco, nascida em 10 de fevereiro de 1882 em Campinas.

Ormênio foi o patriarca de uma família bastante numerosa. Ao todo 11 filhos que formaram as seguintes famílias:

1. Ariovaldo Franco, casado com Antônia Falcão Franco, tiveram cinco filhos: Amaury, Luiz Fernando, Gilda Therezinha, Ariovaldo Filho e José Carlos;
2. Antonio Franco, casado com Maria José Mercadante Franco, tiveram três filhos: José Maria, Maria Helena e Suely;
3. Justino Franco Neto, casado com Priscila Oliveira Franco, tiveram quatro filhos: Célio, José Manuel, Dirceu e Roberto;
4. Flávia, solteira;
5. Conceição, casada com Alvino Arruda Nogueira, tiveram um filho: José Cesar;
6. Alceu, casado com Maria Luiza Teixeira, tiveram um filho: José Assaruy;
7. Geraldo, casado com Maria José Oliveira Franco, tiveram três filhos: Leda Maria, Ariovaldo Neto e Léia Maria;
8. Ormênio Jr., foi casado, mas não teve filhos;
9. Orminda, casada com Oscar Meireles, tiveram um casal de filhos:
Fernando Antonio e Flavia;
10. Nélia, casada com Humberto Zambon, tiveram dois filhos: Tadeu e Conceição;
11. José Luiz, casado com Cinira Peres Franco, tiveram cinco filhos: José Sérgio, Carlos Augusto, Maria Ernestina, André Mauro e Sandra Regina.

Em Pirajuí, Ormênio Franco, sendo formado em contabilidade foi convidado a trabalhar como contador da Prefeitura Municipal, durante o mandato do Dr. João de Souza Meireles Neto, em 1920 e com a instalação da Comarca de Pirajuí, foi nomeado Serventuário Público, na função de Depositário Público, onde trabalhou até se aposentar. Além destas funções ele participou:

1. Da assembléia de fundação da Santa Casa de Misericórdia de Pirajuí, sendo um de seus irmãos vitalícios;
2. Da comissão “Pró-Ginásio” destinada a angariar fundos para a construção do ginásio municipal;
3. Da assembléia de fundação do Parque Clube de Pirajuí, sociedade social, cultural e esportiva, sendo sócio fundador e conselheiro;
4. Foi o principal idealizador da fundação da Sociedade Esportiva de Caça e Pesca de Pirajuí, localizada às margens do Rio Tiete no Porto Ferrão em Pongaí – SP, sendo o seu primeiro presidente;
5. De um conjunto musical formado por um grupo de amigos que também eram músicos e que tinham como regente D’artgnan de Andrade que era o mais velho do grupo ficando assim constituído:
• Ormênio Franco (Flauta)
• Mário Nogueira (Flauta)
• Dr. Enés Mendonça (Violino)
• D’artgnan de Andrade (Rabecão)

Devido ao bom gosto do seleto repertório, com suas perfeitas execuções o conjunto passou a ser bastante solicitado, participando de todos os eventos da cidade.
Além destas participações, Ormênio era uma pessoa que se dedicava a caça e a pesca com bastante intensidade, tendo como preferência a caça de aves como, a codorna e a perdiz.
Para tanto mantinha um canil com cães da raça perdigueiro – linhagem especifica para a caça de aves – todos treinados. Seus companheiros de caça eram: José João Della Coleta, Constante Bertini e Elias Godoy.
Todos os anos viajavam para o Mato Grosso ou Goiás, de onde traziam em latas próprias para guardar alimentos o resultado de suas caçadas armazenadas em banha derretida.
Toda a família de Ormênio recebeu o sobrenome Franco, com exceção de um dos filhos. Alceu recebeu o sobrenome Franco de Moraes em homenagem ao avô paterno, Justino Franco de Moraes.
Além disso, Alceu Franco de Moraes foi o único da irmandade que conseguiu um diploma superior. Formado em medicina fez parte do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Pirajuí e médico chefe do posto de saúde local por mais de trinta anos, cargo em que se aposentou, foi um médico dedicado à família e o orgulho de seu pai.
Ormênio Franco morreu em 26 de março de 1973, com 90 anos de idade e seus restos mortais encontram-se sepultado no Cemitério Municipal de Pirajuí.

5 comentários:

  1. Obs.: Está faltando o nome de uma das filhas do 11º filho do Sr. Ormênio (José Luiz). O nome dela é Vera Luísa Franco!

    ResponderExcluir
  2. Ormênio Franco, foi meu Bisavô;
    Justino Franco Neto (filho de Ormênio Franco), foi meu avô;
    Célio Oliveira Franco (filho de Justino Franco Neto), foi meu pai.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Dr. Alceu casado com a senhora Maria Luiza aqui na cidade de Limeira SP.
    Gente boníssima.

    ResponderExcluir
  4. Conheci o Dr. Alceu casado com a senhora Maria Luiza aqui na cidade de Limeira SP.
    Gente boníssima.

    ResponderExcluir
  5. Conheci o Dr. Alceu casado com a senhora Maria Luiza aqui na cidade de Limeira SP.
    Gente boníssima.

    ResponderExcluir