quarta-feira, 29 de junho de 2011

Família Franco, sua origem e sua história

A origem do sobrenome Franco surgiu através de Guilherme de “La Courne”, que fundou uma vila em Portugal, cujo nome escolhido e adotado foi de Vila Franco, tendo ali constituído família e passado a viver.
Seu filho primogênito, teve um filho de nome Gonçalo Anes, que ao se tornar senhor da Vila Franco, alcaide-mor e senhor de Atouguia, passou a adotar o sobrenome “Franco”, sendo o primeiro a fazê-lo e passando a chamar-se Gonçalo Anes Franco, sobrenome esse que passaria a ser usado por seus descendentes.
Juntamente com a honraria recebida por Gonçalo Anes Franco, foi-lhe concedido o Brasão de armas, que passou a pertencer à família, isto no ano de 1454.
Com a transferência de elementos da família para a Espanha, ali veio a se constituir a linhagem de Franco da Espanha, que é bastante importante e numerosa.
Muito embora a Família Franco, tenha uma ramificação bastante grande na Espanha, a Família Franco que estamos nos referindo, tem origem em Portugal, de onde vieram para o Brasil.
Foi através do Tenente Faustino Corrêa, pai do comendador Domingos Faustino Corrêa, que a família Franco aportou em terras brasileiras.
A família Veio das Ilhas dos Açores, se fixando no Rio Grande do Sul. Os avós paternos do comendador, Pedro Corrêa e Andreaza Spinola e, avós maternos José de Brun e Joana da Conceição faziam parte de um grupo de 60 casais, que foram mandados pela Corte Portuguesa, vindo dos Açores (Ilha São Jorge, Terceira, Graciosa e Pico), com a finalidade de empossarem terras no Rio Grande do Sul.
Instalaram-se inicialmente em Porto de Viamão, depois em Porto de São Francisco, que hoje é Porto Alegre.
As terras não ficaram de graça, porquanto eram obrigados a mandar para a corte portuguesa parte do ouro que viessem a extrair das minas ali existentes, transformando o em barras para serem transportadas.
A origem da família Franco, a que este trabalho refere-se, está baseada nos elementos acessados, e que foram acima relacionados, comprovando que realmente a origem é portuguesa.
A linhagem Franco, que veio para o Estado de São Paulo, tem origem em Daniel da Silveira Franco, que é filho de Cecília Corrêa Mirapalheta, casada em segundas núpcias com João Justino Corrêa.
Daniel da Silveira Franco, com o sobrenome adotado, passou a ser o patriarca da Família Franco, a que sua linhagem deu origem. Foi casado com Justina Maria da Silveira Franco, com quem teve um filho, Justino Silveira Franco que se casou com Escolástica Virginia de Moraes.
Justino Silveira Franco era um homem rico e poderoso do Rio Grande do Sul, dono de uma fortuna incalculável, composta por prédios, glebas de terras e minas de ouro, tudo em grande quantidade. Mas todo este capital acabou lhe trazendo problemas com a justiça.
Foi julgado e condenado, mas para não ser preso fugiu para o Estado de São Paulo, onde pretendia permanecer até que os processos de condenação fossem prescritos.

Buscando dificultar a sua identificação, mudou de nome, passando a se chamar Justino Franco de Moraes, sobrenome herdado da mulher.
A fuga no lombo de burros, que eram revezados, durou 105 dias até alcançar Sorocaba, interior do Estado de São Paulo.
Diante da mudança repentina, teve muitos prejuízos não conseguindo trazer para São Paulo a fortuna que possuía.
A permanência em Sorocaba não durou muito tempo, vindo a mudar com a família para Campinas e nas cidades vizinhas, onde como desbravador de sertão abriu muitas fazendas e plantou muitos pés de café, planta que era o ouro da época.
Em Campinas onde morou por muito tempo, nasceram os seus cinco filhos: Ormênio, Francisco, Justino Junior, Fausto e Adelaide.
Algum tempo depois a família migrou para a Fazenda Santa Maria, uma das maiores produtoras de café da região e com uma área bastante grande ainda para ser explorada em Jaú, cidade considerada rica e promissora.
Com a chegada da família em Jaú, os filhos que já eram todos maiores, alguns até casados, foram se desgarrando do comando do pai e tomando o seu rumo, procurando se colocar referencialmente em fazendas, já que eram homens da lavoura.
Por volta de 1915 os irmãos Ormênio, Justino Jr., e Fausto Franco decidiram ir para a cidade de Pirajuí, na região noroeste do estado de São Paulo, onde havia uma enorme corrida para abertura de fazendas e o plantio de café. O poderio econômico que se avizinhava era um fato, comprovando-se pela abertura de agências bancárias e a chegada de representantes de casas comissárias da cidade de Santos, que compravam e cuidavam da remessa do café para Santos, de onde era exportado. Prova maior está no fato de Pirajuí vir a ostentar o título de “Maior produtor de Café do Mundo”.
Os três irmãos, Ormênio, Justino e Fausto, tiveram uma participação importante na vida inicial da cidade e região, conforme a história da vida de cada um.
Lamentavelmente no dia 24 de março de 1920, Justino Franco de Moraes, veio a falecer deixando viúva Escolástica Virginia de Moraes, fato que fez com que o restante da irmandade fosse tomando outros rumos.
O corpo de Justino Franco de Moraes encontra-se sepultado no Cemitério Municipal de Jaú.

198 comentários:

  1. Oi, você sabe se a sua família tem alguma relação com os Francos e Moraes de Torrinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô morava na ilha da cecilia na Italia chegou no Brasil ele tinha 22 anos.Gostaria de saberse tenho parente la.O nome do meu avô Francisco Antonio Franco ele já faleceu.

      Excluir
  2. Oi, você sabe se a sua família tem alguma relação com os Francos de Moraes de Torrinha?

    ResponderExcluir
  3. Sou José Franco, fiquei encantado com a origem da familia Franco. Moro em Santarém - Pará. gostaria de ficar mantendo contato. aonde fica Pirajui?

    ResponderExcluir
  4. Só para esclarecer uma coisa: a origem do sobrenome "Franco" não quer dizer que foi ali que a família Franco surgiu.

    Os Francos surgiram de um povo germânico chamado "Franks", quem em português quer dizer "Franco".
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Francos

    Esse texto explica a história de quando os portugueses com o nome de "Franco" vieram ao Brasil, mas não explica a raiz dela.

    "Franco" é um nome usado no Brasil, países hispânicos da América, Portugal e na região germânica da Europa — sendo chamados de "Frank" lá —, que é composta por países como a Alemanha, Áustria, Suíça.
    Para quem fala português ou espanhol e tem o nome "Franco", isso significa que depois de saírem da Germânia, foram para Portugal e Espanha, e lá tiveram seu sobrenome traduzido para a língua local, que em ambas as línguas significa "Franco".
    Depois algumas famílias vieram para a América.

    "Ah, mas eu não sou loiro, branco e de olhos claros! Como eu posso ter ascendência alemã?". Pelo simples fato de que quando os nossos antepassados chegaram a Portugal e a Espanha, eles se misturaram com os povos de lá e no final deu esse cabelo preto de alguns, a pele um pouco mais escura de outros, e por ai vai.

    Traduzindo: somos germânicos e não portugueses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, tu és tudo de um pouco. Não procure pelo em OVO. Os genes revelam mais que somos do que a superfície de nossa pele.

      Excluir
    2. parece que o cidadão quer ser mais sábio do que einstein...palhaço...trate de estudar mais um pouco...não confunda o cú com as calças

      Excluir
    3. franco, você é um merdinha que acha que "Franco" veio de Portugal. Kkkkk Palhaça é a sua mãe, aquela vaca.

      Excluir
    4. franco, você é um merdinha que acha que "Franco" veio de Portugal. Kkkkk Palhaça é a sua mãe, aquela vaca.

      Excluir
    5. Realmente o Victor está certo, a origem do nome vem do sobrenome "Frank", meu avô faleceu com 93 anos faz uns 6 meses, morava em Pirajuí, e ele contou da origem do nome. Pode ser que depois de uma certa ramificação da família, possa ter ido para diferente lugares do mundo, e que a família da pessoa(s) que escreveu (ram) o texto teria vindo de pontugal, mas a origem é germânica. Abraços...

      Excluir
    6. A origem mais Plausível foi dita pelo Vitor Franco, depois que os Francos conquistaram parte da europa, e depois se uniram ao império romano, então eles se espalharam bem pela europa,Veio a frança, foram para a Espanha, Portugal, Holanda, e vieram para o brasil...

      Excluir
    7. Eu fico feliz por ter este sobre nome

      Excluir
    8. MEU NOME É CARLOS ALBERTO FRANCO DA CUNHA, SOU DE CACHOEIRA DO SUL, RIO GRANDE DO SUL

      Excluir
  5. tenho a historia de 3 ilhoas que sairam da ilha de faial no arquepelago dos açores, e vieram para são joão del rey, em minas gerais, com arvore genealogica e tudo, agora em que acreditar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma era minha bisavo, gostaria de saber masi pois toda minha familia ja faleceu, e nao temos masi nada sobre els, so lembro de mamae e tios falarem das 3 ilhoas, que eram seus avos
      meu face <Idelina Cabral de Assis

      Excluir
    2. cara idelina os franco aqui em são paulo são de origem do triangulo mineiro

      Excluir
    3. tambem sou franco moro em pontes e lacerda todos meus tios e meus avos e meu pai vieram de ituiutaba meu avo ainda vivo nasceu em ituiutaba MG em 1933

      Excluir
    4. Eu sou de Ituiutaba MG bisneto do Coleto franco de Macedo procurem o livro da familia franco lá conta bem a historia dos parentes mais velhos

      Excluir
    5. Ituiutaba é a mesma origem as familais migram, so isto, em Barretos ainda tem fazenda dos Francos que nao se encontra os decedentes pra poder entregar, e assim a terra esta la ate ano de 2010 eu ainda conversei com um senhor que conheci por acaso e como ele é a cara dos meus irmaos perguntei se ele pertencia a familai Cabral Terra ou Franco da Silveira, ele me disse que ele trbalhou pra Familia Franco sim la , porem nao sabe mais o paradeiro destes e que ate aquela data as terras estavam la , quem mora na terra nao fic aporque nao tem domcumentacao, , sei que minha familia foi para SP, norte do Brasil, Sl etc e tal, mas antes de tudo sairam da Jediea, etc, Alemanha e demias paises e ate chegaram ao Brasil, bom uma longa histria que nao conheco toda, porem ja ouvi dos mesu antepassados que ja morreram.

      Excluir
    6. Eu sou do sul de minas da cidade de botelhos, tenho o livro da familia super interessante , vale a pena adiquerir.

      Excluir
    7. Olá , como faço para adquirir este livro ?

      Excluir
    8. Tenho um avô Eurico Franco, de Minas Gerais com uns irmão que moram em Jacinto

      Excluir
  6. Lourinhã - Portugal
    Dom Jordão, fidalgo Francês , auxiliou Dom Afonso Henriques 1º rei de Portugal nas suas conquistas de terras aos mouros . Como recompensa o rei deu-lhe o senhorio de Atouguia . Era natural de Lorient e pensa-se que fundou a vila de Lourinhã . Tinha por alcunha o Franco . Isto foi o que encontrei num livro que comprei no posto de turismo da Lourinhã . O meu apelido é Franco e a família de meu pai é oriunda de Ramalhal , Torres Vedras

    ResponderExcluir
  7. Lourinhã - Portugal
    Dom Jordão, fidalgo Francês , auxiliou Dom Afonso Henriques 1º rei de Portugal nas suas conquistas de terras aos mouros . Como recompensa o rei deu-lhe o senhorio de Atouguia . Era natural de Lorient e pensa-se que fundou a vila de Lourinhã . Tinha por alcunha o Franco . Isto foi o que encontrei num livro que comprei no posto de turismo da Lourinhã . O meu apelido é Franco e a família de meu pai é oriunda de Ramalhal , Torres Vedras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja visitou a pag. SAR Isabel Franco/Condessa FRANCA de Sesimbra.Portugal?

      Excluir
  8. Me chamo Luis Carlos Franco De Moraes, tenho informações de que faço parte da família do Barão de Cocais, meus avós e meu Pai eram da cidade de Jaú, caso alguém tenha alguma informação peço gentilmente que me escreva.

    contato@luiscarlosfranco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luis carlos, os franco são de origem do triangulo mineiro depois se irradicaram pro interior de são paulo

      Excluir
    2. Meu pai era nascido em Jaú, se chamava Oswaldo Pinto de Barros e modou-se para Pirajuí... Acho que somos parentes...

      Excluir
    3. E cadê a evidência, franco? Não tem. Pior equívoco da história do mundo foi a covardia na decisão de Amador Bueno. Se sua aclamação tivesse sido consumada e São Vicente tivesse se tornado um Reino não haveria guerra dos emboabas e a subsequente criação de Minas Gerais, o Rio seria maior, muito mais rico e, possivelmente, muito mais civilizado. Mas o melhor não teríamos Minas Gerais. Ah, ja citei que não teríamos Minas Gerais?

      Excluir
    4. também me chamo luiz carlos franco de moraes , sou de espirito santo do pinhal-sp

      Excluir
    5. Luiz Carlos meu avô era de Minas gerais e se chamava Franco Antônio de Morais sua esposa era da Itália vinda para o Brasil e se chamava Ana Serafim Franco somos todos só interior de São Paulo na região de Jundiaí Itupeva vinhedo meus tios e meu pai já são todos falecidos meus avós também mas sei que no triângulo mineiro e partes do sul de Minas temos muitas pessoas com o sobre nome Franco

      Excluir
  9. Oi Luis!!!
    Meu nome é Cinara Franco Carvalho. Franco de pai e Carvalho de mãe. Meu pai assina Franco de Moraes e ele me disse uma vez que nossa descendência é do Prata, no Estado de Minas Gerais. Meu avô, Joaquim Franco de Lima, de 92 anos tem mais informações sobre a família. Manterei contato!!!
    Abs,
    Cinara.

    ResponderExcluir
  10. adorei saber do teu avô...sou da familia de Firmino Franco Filho, meu pai Tonico Franco era o mais velho e sou o mais velho dos irmãos...aguardo contato,...abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho um tonico franco na família, sempre ouvi esse nome, acho que é meu tio avô ou algo assim. Ele mora(va) no Paraná, região de Londrina, Eu Moro em Santa Catarina.

      Excluir
    2. Olá Cuca, também tenho um tio avó tonico ou algo do tipo com este nome, sou de Santa catarina também. Meus avós também possuem sobrenome Franco.

      Tens mais alguma informação pois estou tentando cidadania em outro país.

      Excluir
    3. Também tenho um Tonico na familia e sou de Santa Catarina quem tiver mais informações pode entrar em contato pois estou tentando cidadania

      Excluir
    4. Legal saber que o sobrenome tem origem germânica, posteriormente em Portugal e chegando à nós no Brasil.
      Independente disso tudo, a linhagem no sangue acabou na quarta ou quinta geração, sabe se lá, mas, saber que Franco como nome e sobrenome se expandiu ao mundo, é uma história Linda.
      A todos os Francos, onde quer que estejam, um forte abraço.

      Excluir
    5. Legal saber que o sobrenome tem origem germânica, posteriormente em Portugal e chegando à nós no Brasil.
      Independente disso tudo, a linhagem no sangue acabou na quarta ou quinta geração, sabe se lá, mas, saber que Franco como nome e sobrenome se expandiu ao mundo, é uma história Linda.
      A todos os Francos, onde quer que estejam, um forte abraço.

      Excluir
    6. Eu sou Valdenice Franco, meu pai chama Antonio Franco, filho de João franco de Erechim Rio grande do sul, ele era de descendência alemã.

      Excluir
    7. O pai da minha mãe se chama Antônio franco de Oliveira pensei que tinha achado algum parente dela ;/

      Excluir
  11. Sou José Rome Franco, gostei da história, sou de santa catarina mas não há registro algum desta família migrada no sul

    ResponderExcluir
  12. Caso alguém possa contribuir com alguma informação, por gentiliza, envia email para romeu.com@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. alguém ai conhece ou já ouviu falar de Adelina Franco de Moraes + Antonio Franco de Moraes +.Região de Mato Grosso.
    Sou neto deles . -Manoel Divino.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Luzia Augusta Franco, minha mãe, Nezi de Moraes Franco e meu pai Joaquim Apolinário Franco.
    Obs. Minha mãe antes de se casar ja tinha os dois sobrenomes, pois ela e meu pai são parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha familia é apolinario franco de jataí go

      Excluir
    2. luzia meu nome é sheila e eu procuro por diva maria franco é filha de maria da gloria franco minha avó que ja faleceu, entre em contato comigo (041)99867-8705

      Excluir
  15. MEU nome e walacy franco correa,achei muito legal saber da minha raiz pois conhecidencia minha mae e franco e meu pai e correa,ja no passado essas familias se encontrarao antes de chegar no brasil,sou de minas se quizerem mandar mas informaçoes aceito walacycowboy@hotmail.com.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  16. olha so boa noite hj dia 01 d marcço,meu nome e nazarenofraco estou em sp sera q tambem sou dessa familia franco meu avo e olegario franco quero resposta urgente porq nao conhço ninquem da parte do meu pai o nome do pai e benedito franco

    ResponderExcluir
  17. eu nazreno franco procuro essa familia por acaso alquem souber d algo me envie um email nazarenofranco@bol.com.br

    ResponderExcluir
  18. Me chamo, Daniel da Rocha Franco, e lendo os comentários, percebi que não tem nenhum comentário de algum Franco, do meu Estado Rio Grande do Sul. Meus avós paternos são oriundos da Itália, minha Avó Maria Madalena Comiinni Fiorenza e meu Avô João Franco, que receberam do Governo do Presidente Getulio Vargas, terras no Rio Grande do Sul para plantio.

    Meus Tios Franco, contam que ao chegarem no porto em São Paulo, um irmã do meu Avô mais velho, teria desembarcado, e nunca mais teriam noticias dele.

    Meu Avô teve terras (fazenda) dadas pelo Governo, em Santiago do Boqueirão – RS, que depois foi vendida para um de seus cunhados.

    O que se sabe ate o presente momento é que o nosso Franco é oriundo da Itália, de Genova, pode também ser de onde ouve a partida.

    Meu Avô falava fluentemente o Italiano, bem como minha Avó. Meu pai e todos seus irmãos foram criados na cultura Italiana, bem como a comunicação.

    Se algum Franco quiser manter contato, será um grande prazer.

    rochfranco@gmail.com – rochfranco@yahoo.com.br – daniel.franco@mte.gov.br

    WhatsApp – (61) 9939.4050


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente
      AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP
      QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES
      QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE
      POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS
      OBRIGADA

      Excluir
    2. Meu avo tambem se chamava Joao Franco ele era de alta patente do exercito e residia em Erechim RS, mas meu pai, Antonio Franco, me disse que não teve irmão...vou entrar em contato com voce...vai que somos parentes.

      19 992360745

      Excluir
    3. Sou bisneta de Ernesto Jonas de Franco da Itália,casado com Amélia Conceição,uma índia,de outro estado,pois viram para Bela Vista em Minas Gerais.Onde tinha um lojao q tinha de armarinhos a alimentos.Vai que somos parentes.

      Excluir
  19. Oi, também sou Franco, nasci em Ituiutaba, meu avô era Francisco Cinquini Franco, não sei se ele nasceu lá, pois não o conheci, toda a minha família ainda mora em Ituiutaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá camilla!
      Sou laura bisneta de João Franco! Ele era irmão do seu avô! Por favor estou precisando das datas, que os mesmos vieram para o Brasil!

      Excluir
  20. SOU EDSON FRANCO É UM PRAZER SABER NOSSAS ORIGENS, E SABER QUE A FAMÍLIA FRANCO É TÃO GRANDE MEU AVÔ ALEIXO GONÇALVES FRANCO NATURAL DO RIO GRANDE DO SUL.SOMOS UMA GRANDE FAMÍLIA AQUI NO PARANÁ.ABRAÇOS AMIGOS..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente
      AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL
      QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES
      EM ANEXO A CERTIDAO DE OBITO DO MEU AVO FILHO DELES
      QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE
      POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS
      OBRIGADA
      DAYANA

      Excluir
    2. Boa noite Dayana Correa, meu nome é Sidney Aparecido Pontes de Lima Franco, sou nascido em Mogi das Cruzes SP e atualmente moro em Bertioga SP... Lendo o seu texto fiquei bastante intrigado... Infelizmente a família do meu pai praticamente acabou... Pois morreu ele Sergio de Lima Franco, minha vó Teresinha de Lima Franco e meu Vô Manoel Franco... O que me deixou curioso é que meu avô tem um irmão ainda vivo que mora em Jacareí SP chamado de Vicente acredito de Franco... E ele também tinha um irmão chamado José apelidado de Tio Zé... E sempre ele me dizia que sua mãe se chamava Justina Franco... Será que estamos falando das mesmas pessoa? Tomara que seja da mesma linhagem... Abs tudo de bom!!!

      Excluir
    3. Olá Sidney só agora eu li seu comentário ,teria como perguntar para ele se a cidade q ele nasceu ???

      Excluir
  21. Meu avô era Silveira Franco como um dos citados no texto

    ResponderExcluir
  22. Meu Tataravô se chamava Rosendo Franco e meu Bisavô Raul de Aguiar Franco, Meu Avô Jayme Franco e Meu Pai Luiz Geraldo Franco. Bom eles se instalaram em Macaé em uma região chamada de Bicuda, Casimiro e Rio Dourado no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,
      Tambem tenho raizes em Bicuda. Meu avo, Guilherme da Cunha Franco, filho de Joao Franco e Juventina da Cunha Franco, foi criado por uma tia dele em Bicuda pois os seus pais faleceram quando ele era muito jovem. Meu avo faleceu em Macae nos anos 90. Ele era pescador e cacador. Teve muitos filhos, netos, bisnetos, etc!
      Voce tem informacao quanto a origem dos Francos de Bicuda?

      Excluir
  23. Olá, sou Glauber Franco. Meu Bisavô José Franco e minha bisavó Francisca Albina Franco vieram da Itália, região da Calábria e se instalaram em Ervália MG (zona da mata, próximo de Viçosa e Muriaé). Em MG mimha mãe Mônica Lucia Franco nasceu e eu nasci em São Paulo, capital, onde moramos atualmente.
    Sugiro que façam uma árvore genealógica no site My Heritage.
    A minha árvore é: http://www.myheritage.com.br/site-197106121/franco-menezes

    Caso alguém se identifique ou queria manter contato:
    franco.glauber@hotmail.com

    Grande abraço,
    Glauber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Franco em Portugal/ informação no facebook: SAR IsabelFranco (CondessaFranca de Sesimbra/Portugal)

      Excluir
    2. Fala Pessoal,

      Tenho mais infos sobre minha árvore e preciso de mais infos também. Se alguém souber de mais coisas, por favor, entrem em contato (franco.glauber@hotmail.com).

      Mãe: Mônica Lúcia Franco
      Vô: Antonio Silvano Franco
      Vó: Joana Fernandes

      Vô: Antonio Silvano Franco
      Bisa: José Franco
      Bisa: Francisca Hobina

      Vó: Joana Fernandes
      Bisa: Sebastião Fernandes
      Bisa: Cândida Fernandes

      Bisa: José Franco
      Trisa: Francisco Antonio Franco
      Trisa: Raquiella Delfim

      Bisa: Francisca Hobina
      Trisa: Antonio Albino
      Trisa: Domenica Carbone

      Abraço,
      Glauber

      Excluir
    3. Irmãos do meu avô Antonio Silvano Franco (José Franco com Francisca Hobina):
      Jandira Franco
      Dominga Franco
      Julieta Franco
      Iolanda Franco

      Irmãos do meu avô Antonio Silvano Franco (José Franco com outra mulher):
      Pascoal Franco
      Maria Franco
      Nicolau Franco
      Raquel Franco
      Arminda Franco

      Abraços,
      Glauber

      Excluir
    4. Irmãos do meu avô Antonio Silvano Franco (José Franco com Francisca Hobina):
      Jandira Franco
      Dominga Franco
      Julieta Franco
      Iolanda Franco

      Irmãos do meu avô Antonio Silvano Franco (José Franco com outra mulher):
      Pascoal Franco
      Maria Franco
      Nicolau Franco
      Raquel Franco
      Arminda Franco

      Abraços,
      Glauber

      Excluir
    5. OLÁ, TUDO BEM?
      ACREDITO QUE SEU BISAVÔ,JOSÉ FRANCO, SEJA IRMÃO DO MEU TATARAVÔ JOÃO FRANCO (ITALIANO), FILHO DE FRANCISCO ANTONIO FRANCO E RAQUEL DELFINA.
      CONFERI NA MYHERITAGE QUE VOCÊ INDICOU E TA QUASE TUDO BATENDO.
      TENHO ALGUMAS CERTIDÕES QUE COMPROVAM, MAS A SUA ARVORE TA MAIS COMPLETA, GOSTARIA QUE ME AJUDASSE, SE POSSÍVEL.
      A MAIORIA DOS MEUS ASCENDENTES SÃO NASCIDOS EM GUIRICEMA-MG.
      MORO EM BELÉM-PA, MAS NASCI EM GOVERNADOR VALADARES-MG.
      CONTO COM SUA COLABORAÇÃO.
      GUSTAVO TAVEIRA 91-991022007
      gustavotaveira@hotmail.com

      Excluir
    6. eu me chamo angela maria franco sou bisneta de jose franco e e maria verginia franco, ele veio de leiria portugal e ela foi criada em areado mg . eles se casaram em jaqneiro de 1901 ele tinha um irmao por nome de misael e a historia q sabemos e que ele voltou p portugal e o pai deles se chamava luiz franco e ate hoje temos varios familiare3s com o nome de luiz franco. e temos muito orgulho de sermos desta grande familia. e de vez em quanto encontramos alguem q esta procurando a familia .se alguem quiser me procurar no face angela franco

      Excluir
  24. oi!!minha bisavó se chama justina franco nasceu no rio grande do sul e se casou com meu bisavo antonio correa!queria saber se alguem dado sobre ela?

    ResponderExcluir
  25. queria mais informaloes sobre minha bisavo justina franco!?dayanamaris2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Meu avô (parte de mãe) se chamava Antônio Franco de Oliveira e se casou com Maria Joana da Conceição Franco. Eles moravam na cidade de Mossoró/RN. Se alguém tiver alguma informação, por favor, envie e-mail para: familiafrancoo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Os genuínos Franco paulistanos, da região do entorno da Capital, compreendida entre Jundiaí, Atibaia, Jarinu, Itatiba, Nazaré, Bragança Paulista, Botujurú, Mairiporã, Franco da Rocha, é a mais antiga do Brasil, com raízes na capital bandeirante, e deslocadas para as regiões próximas, onde mantinham suas fazendas. Ali se entroncaram com outras famílias igualmente castiças, como Siqueira, Godoy, Moreira, Oliveira, Camargo, Pires, Rocha, Pimentel, Távora, Barbosa, Lopes, Leite, Cardoso, Mendonça, Gois, Cordeiro, Almada,formando o tecido social da rica região, que nada mantém de comum com outras regiões paulistas ou brasileiras.
    Os troncos FRANCO locais são 1- Capitão Lourenço Franco Viegas e seu irmão 2- João Franco Viegas, de Vila Portel, Évora; o 3º é o também português de Barcellos Manoel Franco de Brito, juiz de órfãos em Santana de Parnaíba SP, oriundo de Barcellos, Portugal. Eles vieram no inicio do século 17, e portanto, dois séculos mais antigos do que este do Rio Grande do Sul que foi ao interior rural de São Paulo, nada a ver. Confira: http://pauliceias.blogspot.com.br/2014/12/modified-register-capitao-lourenco.html
    Abs. Alan (Lopes, Franco, Bueno) Rodrigues de Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava lendo este post, procurando informações sobre os "Silveira Franco" pois minha bisavó Valéria, era filha de João da Silveira Franco e ela se casou com Benedicto de Moraes Bueno, oriundo de Mogi-Mirim, mas o casamento ocorreu em Ouro-Fino em 1895. Gostaria de saber já que cita "Bueno" em seu sobrenome, se teria informações sobre eles.

      Excluir
    2. Oi, os Franco da Silveira são da minha região; si se casaram em Minas, ficaram por lá, vc tem de buscar os registros mais recentes dos cartórios de lá (familysearch.org). Tem um grupo de discussão dedicado a Minas é o Gen-Minas, o meu é o Pauliceia_Genealogica entre nele e participe. Qual o nome da esposa do João ou José da Silveira Franco? Com dados incompletos fica difícil a busca. alancamargo@msn.com

      Excluir
    3. João da Silveira Franco casado com Antonia Augusta da Silveira. A dúvida sobre se era Jõao ou José foi por conta de um registro errado no Family Search, que eu tive que procurar a foto do registro para tirar essa dúvida. Vou procurar esse grupo. Obrigada pela dica, vou entrar no grupo, mas se achar alguma coisa, me avise.

      Excluir
    4. Olá! Sou bisneta de Maria das Dores Azevedo Vianna (solteira: de Moraes Bueno), irmã de Benedicto de Moraes Bueno. Minha avó me contou que o sobrenome real do avô dela era "Lacerda Franco", ou "Correa de Lacerda": em função de uma "briga de família", ele teria mudado o sobrenome para "de Moraes Bueno". Não tenho mais nenhuma informação sobre este meu ramo familiar, aliás. Meu nome é Valquiria, email: kihha@bol.com.br

      Excluir
    5. Ola sou neto de antonia maria franco .e filho de ideni tampelline forti e meu tio avo era o Francisco franco .da espaEsp . alguém conhece .min mi mae so nasceu e Rolândia pr ..moro em atibaia hoje .

      Excluir
  28. Gostaria de saber informações sobre meu pai Sebastião Silveira Franco, filho de Galdino Silveira Franco e Maria Elisa Silveira. Fui adotado mas, gostaria de saber sobre árvore genealógica ou antepassados dessa família. Tenho curiosidade sobre irmãos e parentes que não conheci. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  29. Essa família deve ser de Descalvado ou Pirassununga-SP

    ResponderExcluir
  30. Meu avô materno se chamava João Franco Marinho e morava na Paraíba

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Oi, sou a Maria e gostaria de encontrar ou saber de alguma notícia de uma família Franco que mora (ou morava) em Mogi das Cruzes- SP, e que perdemos o contato desde a década de 70, um deles se chama Antônio Franco e tem um irmão que chamavam de Nenê Franco e moravam no Jardim Universo em Mogi, o Nenê trabalhou na fábrica de tratores Ubervaco, também jogou num time de futebol de Mogi. Trata-se de parentes, por isso é importante para mim, se alguém souber de alguma informação ou mesmo conhecer algum deles, peço que por favor me comuniquem pelo e-mail :lourdes.mari40@gmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Oi, sou a Maria e gostaria de encontrar ou saber de alguma notícia de uma família Franco que mora (ou morava) em Mogi das Cruzes- SP, e que perdemos o contato desde a década de 70, um deles se chama Antônio Franco e tem um irmão que chamavam de Nenê Franco e moravam no Jardim Universo em Mogi, o Nenê trabalhou na fábrica de tratores Ubervaco, também jogou num time de futebol de Mogi. Trata-se de parentes, por isso é importante para mim, se alguém souber de alguma informação ou mesmo conhecer algum deles, peço que por favor me comuniquem pelo e-mail :lourdes.mari40@gmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. minha avó se chamava Pulcenia Ricardina de Melo Franco e consta que era descendente do Barão de Cocais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, na internet há extensa documentação sobre família Mello Franco e Barão de cocais, entre nos grupos de discussão, tem vários de São Paulo e Minas, mas vá com maiores dados, nome do cônjuge, localidade do casamento, nascimento, óbito, etc, tá???

      Excluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando miscigenação é legal? Se toca! Você devia ter vergonha de defender uma prática dessa!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sujeitinho aí em cima, racista sujo imundo

      Excluir
  37. Olá, alguém tem informações sobre a família Franco da cidade de Diamante na Paraíba. O nome do meu avô é José Franco de Almeida. Ele era loiro dos olhos azuis.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Oi! Sou Fernanda da Cruz Franco filha de Damião de Souza Franco meus avós paternos Chamavam Domingos de Souza Franco e Maria Avelina de Jesus, eles eram de Minas Gerais, faleceram quando meu pai era jovem e ele veio para São Paulo com outra família e perdeu contato com os Irmãos enfim não conheço nenhum parente por parte de pai e gostaria de conhecer se alguém conhece alguns desses Francos entre em contato comigo por favor, fernandacfranco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá !...tu falaste que Daniel da Silveira Franco, que é filho de Cecília Corrêa Mirapalheta, casada em segundas núpcias com João Justino Corrêa.
    Mas não encontro o nome Daniel...e o João Justino Corrêa não seria João Faustino ?
    Olha este site se é este o casal?.....http://gw.geneanet.org/valdenei?lang=fr;pz=valdenei+correa;nz=silveira;ocz=0;p=cecilia+jose;n=correa+mirapalheta


    lauradipp@hotmail.com


    Espero resposta...obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Minha família é do triângulo mineiro,Campina Verde, Prata, Ituiutaba. Tenho um livro que fala da família.

    ResponderExcluir
  41. Minha família é do triângulo mineiro,Campina Verde, Prata, Ituiutaba. Tenho um livro que fala da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha família (Franco) também veio para o Paraná da região do triângulo mineiro, mas eu tenho pouco conhecimento, os meus antepessados eram gente sem muita informação.Eles falavam também em Campestre.

      Excluir
  42. Eu sou Carlos Franco, bisneto de Viriato Franco, funcionário da viação férrea, morto em acidente de trabalho no município de São Joaquim/RS. Ainda há alguns filhos deles vivos, entre eles meu avô Alvaro Franco e suas irmãs, todos moradores da região metropolitana de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ CARLOS NA SUA FAMILIA TEM UMA JUSTINA FRANCO Q SE CASOU COM ANTONIO CORREA?

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Olá a todos, me chamo Kassiana da Silva Franco. Sou natural de Curitiba no Paraná. Meus avós José Francisco Franco e Maria da Silva Franco ambos natural da cidade de Campo Largo no Paraná também. Infelizmente ambos já faleceram, e não consigo informações tão rápido. Se alguem souber de algo e ter curiosidade, por favor, entre em contato. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deseja pesquisar sua família, há um site onde montei minha árvore genealógica onde temos acesso aos documentos (registro de nascimento, casamento e óbito além de registros de entradas e estadias em portos no Brasil.) Há o próprio sistema de pesquisa onde podemos achar muita coisa e os que ainda não foram indexados e aí sim precisa-se de paciência para vasculhar as fotos dos registros e procurar os antepassados, a vantagem é que na maioria dos registros (tanto das igrejas quantos os civis) consta os nomes dos pais e até avós da pessoa, o que facilita muito avançar nas pesquisas. O site é:https://familysearch.org/ é de longe o melhor site de pesquisas, os outros cobram para vc pesquisar e muitas vezes usam este site como referência para as pesquisas. Boa sorte.

      Excluir
  45. Ola, sou Silvio Cezar Franco, sou de curitiba, Paraná e meu avô, Manoel Franco Alves nasceu em Marilia-SP. Sabe se alguns da família foram pra essa região. Se o simples fato de possuir o sobrenome, facilita morar nesses países mencionados, sendo talvez quinta geração, não sei. Obrigado, desde já.

    ResponderExcluir
  46. Sou Renildo Franco da Silva, minha mãe (solteira) Terezinha Franco da Costa. Sou de Ceará. Fiquei animado com a história! francobellarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. EU sou JOSE DIMAS FRANCO filho de MARIA NANCI FRANCO que é filha de JACIRA FRANCO meus bisavós FRANCISCO FRANCO e LAURA LIMA minha mãe é natural Iacanga SP data nascimento 1950 se alguém souber algo dessa familia agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Ariane franco de Lima nasci em Suzano SP neta de Matilde Franco de Lima alguém

      Excluir
  48. EU SOU JOSÉ LUIZ FRANCO, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, MINHA MÃE SULANI FRANCO, DE CAÇAPAVA, BAGÉ, PALMAS.ESTIVE LENDO ALGO SOBRE A ORIGEM DA FAMILIA FRANCO E SOUBE QUE VEIO DE PORTUGAL E SE INSTALOU NO RIO GRANDE DO SUL, NOS AÇORES, DEPOIS UM QUE ERA MUITO RICO, JUSTINO FRANCO, FUGIU PARA O INTERIOR DE SÃO PAULO E SOUBE QUE ATÉ TROCOU DE NOME, ALGO ASSIM E EESTABELECEU A FAMILIA FRANCO PAULISTA.

    ResponderExcluir
  49. Eu sou, Sandra Franco de Lima, minha mãe Isabel Franco de Lima, minha avó Madalena Franco de Lima(filha de índios),meus bisavós Juvina Franco de Lima (índia) e Joaquim Gonçalves da Silva meus tataravós Claudiana Rosa da Silva e Bento Gonçalves da Silva, são todos são do Paraná, de uma cidade Barra do Turvo, não sei se é coisidêcia mas a família da minha avó, foram vindo de cidade a cidade até chegar na Barra do Turvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus trisavos Miguel (lima ou pires) Franco do Rio Grande do sul em terras chamadas na época de cerro, pertencentes a cidade de Rio pardo, essas terras são de herdeiros de um coronel chamado Franco na região, mas nada encontrei de concreto, segundo minhas tias falam que podiam ser eles descendentes de indios e portugueses, se tiveres mais informações podes me mandar email tanaramd@bol.com.br

      Excluir
  50. Gostei MTU da história dos Francos,a família tradicional do Paraná, gostaria de saber mas sobre os Francos.

    ResponderExcluir
  51. Gostei MTU da história dos Francos,a família tradicional do Paraná, gostaria de saber mas sobre os Francos.

    ResponderExcluir
  52. Eu sou, Sandra Franco de Lima, minha mãe Isabel Franco de Lima, minha avó Madalena Franco de Lima(filha de índios),meus bisavós Juvina Franco de Lima (índia) e Joaquim Gonçalves da Silva meus tataravós Claudiana Rosa da Silva e Bento Gonçalves da Silva, são todos são do Paraná, de uma cidade Barra do Turvo, não sei se é coisidêcia mas a família da minha avó, foram vindo de cidade a cidade até chegar na Barra do Turvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou altamir coelho de lima, meu bisavo Mario Franco de Lima era de origem açoriana que foram para o Rio Grande do sul, são Luís Gonzaga. Era casado com Rosario Aguero e meu avô se chamava Germano Aguero, nascido em Corrientes na Argentina e casado com Balbina (Teixeira) de lima aguero, brasileira. em 1901,apos o nascimento de meu pai Alziro de Lima Agueiro, por motivos plíticos,como outros tantos gaúchos, foram para Mato Grosso, desbravando a região de Nioac onde foram donos da fazenda São Pedro, criadores de gado.Achei coincidência termos o mesmo sobrenome, Franco de Lima.

      Excluir
  53. Eu sou Helio Silva Leite,sou neto de Antonio Fernandes Franco. Minha vò chamava Emilia (falecida),nossa familia Franco è da cidade de Íguaì (Bahia) todos os meus tios ja morreram, que sei so existe um que mora em Bragança Paulista (SP)chama-se Leonel Fernandes Franco. Tenho um tio que estamos a procura que desapareceu mais ou menos em 1974 a 1975 foi a ultima noticia que tivemos, seu nome è Nelson Fernandes Franco. Ainda tenho 2 tias que nunca vi quando eu era garoto ouvi dizer que uma delas cujo apelido era preta tinha ido pra Andradina, a outra cujo nome é Ana ou Anita tinha ido pra Vitoria Da Conquista(Bahia).Quando vi aqui alguns falando dos Francos tive esperança de encontrar algum dos meus no meio deses. Peço por favor se alguém souber ou tiver noticias de alguem que mencionei aqui por favor entrar em contato comigo.
    Desde já grato!
    Telefone para contato 11 4203-5129 ou whats 11 98852-1069

    ResponderExcluir
  54. Eu sou Helio Silva Leite,sou neto de Antonio Fernandes Franco. Minha vò chamava Emilia (falecida),nossa familia Franco è da cidade de Íguaì (Bahia) todos os meus tios ja morreram, que sei so existe um que mora em Bragança Paulista (SP)chama-se Leonel Fernandes Franco. Tenho um tio que estamos a procura que desapareceu mais ou menos em 1974 a 1975 foi a ultima noticia que tivemos, seu nome è Nelson Fernandes Franco. Ainda tenho 2 tias que nunca vi quando eu era garoto ouvi dizer que uma delas cujo apelido era preta tinha ido pra Andradina, a outra cujo nome é Ana ou Anita tinha ido pra Vitoria Da Conquista(Bahia).Quando vi aqui alguns falando dos Francos tive esperança de encontrar algum dos meus no meio deses. Peço por favor se alguém souber ou tiver noticias de alguem que mencionei aqui por favor entrar em contato comigo.
    Desde já grato!
    Telefone para contato 11 4203-5129 ou whats 11 98852-1069

    ResponderExcluir
  55. Eu sou Helio Silva Leite,sou neto de Antonio Fernandes Franco. Minha vò chamava Emilia (falecida),nossa familia Franco è da cidade de Íguaì (Bahia) todos os meus tios ja morreram, que sei so existe um que mora em Bragança Paulista (SP)chama-se Leonel Fernandes Franco. Tenho um tio que estamos a procura que desapareceu mais ou menos em 1974 a 1975 foi a ultima noticia que tivemos, seu nome è Nelson Fernandes Franco. Ainda tenho 2 tias que nunca vi quando eu era garoto ouvi dizer que uma delas cujo apelido era preta tinha ido pra Andradina, a outra cujo nome é Ana ou Anita tinha ido pra Vitoria Da Conquista(Bahia).Quando vi aqui alguns falando dos Francos tive esperança de encontrar algum dos meus no meio deses. Peço por favor se alguém souber ou tiver noticias de alguem que mencionei aqui por favor entrar em contato comigo.
    Desde já grato!
    Telefone para contato 11 4203-5129 ou whats 11 98852-1069

    ResponderExcluir
  56. Eu sou Eduarda Franco minha vó é Aurora Franco e meu avô Aleixo Franco somos de Santa Catarina, alguém é daqui com este sobrenome?

    ResponderExcluir
  57. Sou Leticia rosa franco, filha de Jose Bento Franco, que era filho de Maria franco da Silva, ela nascida em Acioli em Colatina Es. Será que alguém tem informação sobre a família da minha avó, o nome do pai da minha avó era Aristel Franco da Silva?

    ResponderExcluir
  58. Sou Leticia rosa franco, filha de Jose Bento Franco, que era filho de Maria franco da Silva, ela nascida em Acioli em Colatina Es. Será que alguém tem informação sobre a família da minha avó, o nome do pai da minha avó era Aristel Franco da Silva?

    ResponderExcluir
  59. Ola, meu pai é Antonio Franco, filho de João Franco de Erechim Rio Grande do Sul. Ele saiu de casa ainda criança e eu gostaria de ter noticias se ha algum parente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente
      AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP
      QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES
      QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE
      POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS
      OBRIGADA

      Excluir
    2. MEU AVO EU NAO SEI O NOME DOS PAIS DELE, MAS TEM POSSIBILIDADE DE PARENTESCO, SUA BISA SER TIA DELE POR EXEMPLO.

      VALDENICE.

      Excluir
    3. Meu avô paterno João Maria Franco, seus irmãos Antônio franco, Francisco Franco e um que faleceu não sei o nome...meu bisavó era Antônio Domingos franco do rosario cidade de Jetulio Vargas RS e Ipiranga RS

      Excluir
  60. Olá meu nome é Vanusa Gonçalves de Jesus minha mãe nasçeu em Minas Cidade Nanuque meu avô Joaquim Gonçalves Franco originário da Bahia e o pai dele pelo que minha mãe contou era um fazendeiro só que depois ele foi pra Minas e trocou o ultimo sobrenome em de Jesusele teve támbem dois filhos um de nome José Gonçalves de Jesus e outro Edvaldo Gonçalves Franco que foi dado pra irmã da minha avó antes de morrer foi o único que o meu avô não trocou o ultimo sobrenome tinha 4 anos quando foi dado e minha mãe não ho viu mas alguém ai é ou foi de Nanuque MG e sabe mi dar notícias? Obrigada pode mi enviar uma I-mail vanusa-brasile @hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Desculpem errei o nome da cidade minha mãe nasçeu em Vila Pereira Itabaiana MG os meus tios támbem nasçeram ali mas meu avô é de Bahia e tinha uma irmã de nome Jasmira Gonçalves Franco mas se casou e virou Gonçalves de Almeida tia da minha mãe lourdinha Gonçalves de Jesus

    ResponderExcluir
  62. Bom dia

    Alguém sabe a história do Laurindo Franco da Silva ou do seu filho José Franco?

    Estou atras destas informações mais está muito dificil de encontrar.

    ResponderExcluir
  63. Bom dia,

    Meu trisavô também tem este sobrenome franco da silva, tens alguma informação sobre este sobrenome?

    ResponderExcluir
  64. Alguém saberia me orientar onde posso buscar informações sobre a genealogia da família Franco de Camargo ?
    Meu bisavô era Francisco Franco de Camargo de Atibaia, estado de São Paulo

    ResponderExcluir
  65. Alguém saberia me orientar onde posso buscar informações sobre a genealogia da família Franco de Camargo ?
    Meu bisavô era Francisco Franco de Camargo de Atibaia, estado de São Paulo

    ResponderExcluir
  66. Oi familia!
    Sou descendente de Franco proveniente da Bahia e moro no Rio de Janeiro. Meu pai me contou a história de um Franco, fidalgo português que aportou em Salvador em 1640. Este, falido, veio para fazer dinheiro, pagar as dívidas com a coroa e voltar para Portugal e a família de lá. Mas preferiu permanecer, constituindo família. Destes sou descendente. E para alegria maior, minha filha está noiva de um Franco, cujo pai não conhece sua ascendência. Alguém sabe como os Franco chegaram ao Rio de Janeiro? E nossa família em Portugal, tem-se notícias dos que ficaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..fiquei feliz em ver que também tem Franco da Bahia pois meu pai José Cardoso franco nasceu lá mas mudou-se para ES muito jovem então sou Cardoso Franco mas do ES// provavelmente devemos ter antepassados em comum (vc deve ser meu primo ou prima em alguns graus) Sou Julio Cesar

      Excluir
    2. Minha família é Franco da Bahia. Meu bisavô se chama Crispim Franco da Silva e meu tataravô Pedro Franco da Silva

      Excluir
  67. Sou filho de Antonio Franco da Silveira Junior e De Anna Silveira Franco,meus pais eram primos irmãos. Ele nasceu em 1901 e ela em 1906 e eu nasci em 1945, eles nasceram no Estado de São Paulo e eu nasci no estado do Paraná, eram nos os seus filhos no total de 17. Gostaria de saber a minha origem, Sei que um dos meus bisavós era Lucar Arruda Campos e sua esposa Augusta, gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir
  68. Sou filho de Antonio Franco da Silveira Junior e De Anna Silveira Franco,meus pais eram primos irmãos. Ele nasceu em 1901 e ela em 1906 e eu nasci em 1945, eles nasceram no Estado de São Paulo e eu nasci no estado do Paraná, eram nos os seus filhos no total de 17. Gostaria de saber a minha origem, Sei que um dos meus bisavós era Lucar Arruda Campos e sua esposa Augusta, gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir
  69. Sou Hélio Franco Borges, natural de Goiatuba, GO e meus avós, do Triângulo Mineiro, minha avó ISULINA FRANCO BORGES era da região de ARAXÁ, MG. Sei que era parente próxima de AFFONSO ARINOS DE MELO FRANCO, que é de BH. O Moacir Franco é dessa família.

    ResponderExcluir
  70. Sou da família Franco de Castro de Acarape, interior do Ceará. Queria saber como os Francos vieram parar nessa cidade e Estado.

    ResponderExcluir
  71. Sou Anytha Franco,Filha de Gentil Teixeira franco e neta de Jovino Teixeira Franco. NASCIDOS NO NORTE DE MG.Mai alguém é de lá?

    ResponderExcluir
  72. Olá!
    Tenho o sobrenome Franco também, sou do Rio grande do Sul.
    O nome Franco vem do meu avô materno Amado Franco que descende de Ildefonso Franco, vindo de Itrabo - Espanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente
      AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP
      QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES
      QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE
      POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS
      OBRIGADA

      Excluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Sou da família Franco, e gostaria de conhecer melhor a árvore genealógica a que pertenço. Meu avô Antonio Sabino Franco morava em Minas Gerais, se casou com minha avó da família Diniz e veio para o Paraná. Inicialmente em Cornélio Procópio, depois Cianorte e finalmente Maringá, que é aonde eu moro. Qualquer informação será bem vinda. OBRIGADO !!!

    ResponderExcluir
  75. Meu pai contou que um antepassado nosso veio da África como escravo, e trabalhou numa fazenda, eu acho que era em Minas Gerais, e ele a filha do fazendeiro da família Franco se gostaram e se casaram, e o patrão lhe concedeu carta de forria. Como ele não tinha documentos de identidade. Sendo ele negro e ela branca, iniciou-se uma descendência de morenos.

    ResponderExcluir
  76. e completando o comentário acima, ele recebeu o sobrenome da esposa.

    ResponderExcluir
  77. A minha família também veio de MG para o Paraná da região do triângulo mineiro, mas eu tenho pouco conhecimento, os meus antepessados eram gente sem muita informação.Eles falavam também em Campestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo é a mesma coisa, mas tenho poucas informações da realidade. A família do meu pai não tinha um acervo com documentos, eu acho.

      Excluir
  78. Minha mãe se chama Eva Inês de Oliveira ceza, filha de Antônio franco de oliveira e Amélia Francisca da silva, ela está procurando o irmao, mas ela n lembra o nome dele :/

    ResponderExcluir
  79. Se alguém souber algo sobre, entrar em contato no whatsapp , 049 9 91166735

    ResponderExcluir
  80. Faz muito tempo que procuro mais informações sobre o patriarca de nossa família, quando era criança meu avô contava que o nome de seu bisavô vindo de Portugual por 18... chamava- se Maurício Franco de Almeida e foi mandato pela corte portuguesa para colonia militar de Caseros por fazer remédios de ervas e como ali tinham os índios que o ajudariam com as ervas sempre tive interesse em saber mais sobre a famiilia que souber algo watts 54 9976 9778

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Meu avô paterno veio do Uruguai, será que os Francos do Uruguai tem ligação com Portugal?

    ResponderExcluir
  83. Meu pai se chama Arlindo Franco de Moraes e minha Avo se chamava Angelina.Gostaria de saber se alguém a conheceu em Bragança paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o cartório de Bragança online mas não ajuda muito ja que as pessoas tinham o mesmo primeiro nome, é dificil saber por exemplo se Jose Franco de Lima é pai de Sebastião porque há 3 individuos com o mesmo nome com o ano de aniversario próximo. http://www.cartoriobraganca.com.br/
      A família do meu pai é do bairro do campo novo(em direção a itatiba acima do shopping).

      Excluir
  84. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente
    AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP
    QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES
    QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE
    POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  85. minha avó se chamava Maria da gloria franco nasceu em santa catarina e teve uma filha que procuro hoje DIVA MARIA FRANCO se alguem souber de alguma informação por favor entre em contato pelo email ssheila@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  86. Olá, alguém tem a informação sobre a familia franco em santa catarina? Meus parentes são: José Franco filho de Laurindo Franco que por sua vez é filho de Manoel Franco da Silva.

    ResponderExcluir
  87. Olá

    Sou da família Franco também, porém do Sul do país, o que sei é que o meu tataravô veio Santa Maria RS, fugindo da guerra pelo que conta meu tio da (guerra do Contestado) mas acabou lutando da mesma forma, ele Antonio Euzébio Franco e o Irmão de Josephino Franco, o Josephino faleceu na guerra na cidade de Major Vieira SC. Meu tio hoje estava lembrando das história que o vô dele contava... ( Antonio Eusébio Franco) ele contava que foi capturado por um grupo, pelo que eu entendi acredito dos "revoltosos" e perto de morrer chegou uma mulher a qual liderava a tropa. Ele disse a ela não se importar em morrer desde que fosse em batalha, então pediu a mulher que soltassem uma das mão dele para ele poder usar a arma e que escolhessem alguém para confronta lo, queria pelo menos morrer com dignidade lutando, como ele teve sucesso a comandante ordenou que o deixassem seguir com vida e livre. Não sei como de fato ocorreu a história mas é encantador saber em partes dela. Na biblioteca de Major Vieira, tem um livro onde consta agradecimento aos combatestes falecido da guerra do Contestado, o nome do Josephino Franco está lá... Fiquei com curiosidade de saber mais sobre os Franco da minha família, eles são conhecidos em Major Vieira com o apelido de "Polidoro", do porque ninguém da família sabe ao certo. Uns dizem ser por que falavam que eles eram Polidoro os valentes, outros dizem que era por causa do pai ou avô do Antonio e Josephino Franco que teria esse nome e sobrenome. Sendo assim a partir de hoje começo uma pesquisa sobre meus tataravós o Francisco Franco de Oliveira e seus pais cujo nome eu ainda não sei. A região onde eles moravam antes de chegarem em Major Vieira SC era Santa Maria RS. Tem algum Franco por aqui do Rio Grande do Sul ?????

    Espero encontrar alguém para trocar uma idéias e informações sobre eles !

    att
    Marisabel

    ResponderExcluir
  88. Que maravilha sou Adalberto Franco e no início da história encontro nome comuns aos meus parentes distantes. valeu muito bom

    ResponderExcluir
  89. Olá!
    Sou Franco da parte ITALIANA.
    Meus bisos, Domingos e Margarida Franco moraram em Campinas/SP entre 1800/1900.
    Se alguém tiver afinidade com tais informações, peço me retornar.
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ida !

      Por acaso tem sua arvore genealógica no www.familysearch.org ?

      Excluir
    2. Olá Marisabel, eu apenas pesquisei neste site, mas não tenho árvore genealógica lá.

      Excluir
  90. Procuro por Diva Maria Franco.Filha de Maria da Glória Franco e de Valdomiro Cordeiro.Seu filho Elton Nunes também está a sua procura...Maria da Glória Franco morava em Curitiba PR e Valdomiro Cordeiro em Carazinho RS.

    ResponderExcluir
  91. Mais sobre família Franco no Rio Grande do Sul: http://familiafrancors.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  92. Franklin Alves Franco
    Cidade - Pitangui - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  93. SOU JOSÉ APARECIDO FRANCO DE MORAES ATUALMENTE MORO EM SANTA BÁRBARA D'OESTE - INTERIOR DE SÃO PAULO . SEGUNDO INFORMAÇÕES DE MEU PAI SR - JOSÉ FRANCO DE MORAES , SEUS ANTEPASSADOS VIERAM DA ITÁLIA. SEUS AVÓS ERAM DA CIDADE DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO - INTERIOR DE SÃO PAULO - AVÓ PATERNA DAUMACIA FRANCO DE MORAES E AVÔ PATERNO - LADSLAU FRANCO DE MORAES E SEU AVÔ TINHA UM IRMÃO CHAMADO CONSTANTINO FRANCO DE MORAES O QUAL MIGROU PARA CIDADE DE JUNDIAI E NÃO TEVE MAIS NOTICIAS. SE ALGUEM PERTENCER A ESSA ARVORE GENEALÓGICA.FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO - EMAIL - moraesjos11@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. Olá

    Sou neto de Paulino Pires de Camargo
    Lá pelos idos de 1900 ele mudou-se do Estado de São Paulo para Diamantino no Mato Grosso. Ao que fui informado por uma tia os seus pais eram Maximiano ou Maximiliano e Ana. Alguém tem informação?
    Meu nome Divino José de Camargo revdivinogyn@gmail.com
    Moro em São Paulo

    ResponderExcluir
  95. Olá tenho descendentes dos Francos em minas gerais foi de onde meu avô para paterno veio o nome de era Franco Antônio e seus filhos erraram seu primeiro nome o qual a passou se se mar Franco Sebastião Franco João Franco Liberato Franco Aparecida Franco fizeram residência em jundJune Itupeva e vinhedo ! Em Jaú ptovslvprovavforam os irmãos e primos do meu avô!

    ResponderExcluir
  96. Gostaria muito de saber minha árvore genealógica... Sou filha de Homero da Silva Franco ,neta de Fulgêncio Joaquim Franco e Emília da Silva Franco.
    Sei q a família de meu avô vieram de Portugal.
    Moro em Manaus-Amazonas-Brasil

    ResponderExcluir
  97. Sou Franco de orígem germânica, pois segundo o meu avô, nosso sobrenome era Frank e foi "abrasileirado" no momento em que os imigrantes chegaram de navio no porto de Santos entre 1888 - 1891. Já tentei obter os documentos dos meus ancestrais, mas infelizmente recebi a informação do cartório na cidade de Descalvado, de que houve um incêndio na época e todos os registros foram perdidos.

    ResponderExcluir
  98. Marcelo Franco não sabia que esse sobrenome era tão grande e que tem uma história muito linda.

    ResponderExcluir
  99. Minha família é de Minas Gerais meu pai se chama José da Costa Franco.

    ResponderExcluir
  100. Sou Antonio Benedicto Franco da Silveira, Leme-sp e minha família é oriunda de Pirassununga-sp, onde lá temos o nosso antepassado Cel Franco, e foi figura de grande destaque lá!

    ResponderExcluir
  101. Bom dia me chamo ricardoboy bisneto de José Franco e Virgínia Januária Franco gostaria de saber as...

    ResponderExcluir
  102. Olá meu pai tem um livro da família Franco onde seu nome está nele se não me engano é de 1983,fiquei sabendo em 2015 foi lançado mais novo, mas não sei onde comprar

    ResponderExcluir
  103. Meu nome é Cleide Franco, nasci em S.P capital. Tenho 65 anos, sou filha de Wilson Franco e neta de Crispin Franco. Não sei onde Nasceu meu avô Meu pai nasceu em Presidente Venceslau interior de S.P. Sei que meu avô era espanhol. Gostei muito de ler sobre os francos.

    ResponderExcluir
  104. Meu avô paterno chamava-se ALDOMIRO FRANCO,filho de JOSÉ FRANCO e de ANITA CICHINI(não sei se a grafia está correta), moravam em Santa Maria onde tinham uma granja onde criavam gado leiteiro. ANITA faleceu e JOSÉ casou-se novamente, tendo se suicidado. JOSÉ e ANITA tiveram muitos filhos,além de meu avô, dentre eles: ARI, ORLOFF,GRÉCIA,ENIO,ALDA,NEI.CANDIDA.Meu avô estabeleceu-se em Cachoeira do Sul< bancário e lá casou-se cpm HORACINDA BORGES. ENIO morava em Viamão, casado com DALVA, pais de HAROLDO e ANITA. NEI morava em Porto Alegre,foi gerente do Hotel Magestic,.casou-se com EDITH, que era de Santa Catarina, pais de MARIA ANITA.Um dos irmãos estabeleceu-se em São Gabriel, pai de ELOÍSA,advogada,que casou com GIL VILLEROY, de quem separou-se e teve um irmão, BENEDITO, que seguiu em São Gabriel. ALDOMIRO e HORACINDA tiveram 5 filhos, HORÀCIO BORGES FRANCO,casado com VERA REGINA DE AZEVEDO FRANCO,meu pai e de meu irmão HONÓRIO,médico,nascido em Restinga Seca (na estância do avô, HORACIO BORGES,casado com GEORGINA HEREDIA BORGES, com quem teve os filhos HORACINDA,minha avó,RUFINA,SEBASTIÃO e HORACIO.( e pai de vários filhos fora do casamento, entre eles APARÍCIO BORGES);ANITA,casada com VIRGILIO LEITÃO DE ABREU, 5 filhos,JARI,ALDA,VERA LÚCIA,HORACINDA e VIRGÍLIo;AVANNY,sem filhos; HORALDO,sem filhos:ODDY,casada com NICOLA VITIELO,italiano,proveniente de Napoles,tiveram 2 filhos,ANA MARIA e NICOLA. Desde já me desculpo por informações incompletas ou errôneas e peço que se algué, da familia possuir mais informaçoes entre em contato atravé, preferencialmente deste e-mail: laviniafranco@hotmail.com. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  105. Meu nome é LAVINIA DE AZEVEDO FRANCO, escrevi o texto acima e,lamentávelmente, omiti o nome do irmão caçula de meu pai (HORÁCIO BORGES FRANCO), JOSÉ ANTONIO BORGES FRANCO,radicado em ARROIO GRANDE<casado com MARIA ALFA e pai de JOSÉ ANTONIO e ANTONIO AUGUSTO. Minhas sinceras desculpas.

    ResponderExcluir
  106. Os textos aqui perfilados,começando no do autor do blog, são de uma confrangedora ignorância,que é imperdoável nos tempos que correm, quando a NET permite pesquisar textos de genuínos historiadores,como são os meus no FaceBook sobre os meus FRANCOS - FRANCAS de Atouguia da Baleia - Peniche.Ide à minha página dos anos 2020,2019,2018.

    ResponderExcluir
  107. Meu avô era Francisco Franco e minha vó Guilhermina Fernandes Franco, eles eram de Muriaé M G. Meu nome é zelia Franco moro em Alvarenga MG

    ResponderExcluir
  108. Meu pai nascido em Dourados-SP, em 1904, neto de GABRIEL DUTRA DE AZEVEDO E FILISBINA FRANCO, moraram em Bariri-SP, Jaú e região, pois meu avô BENEDITO CARLOS FRANCO, era professor, delegado e por vezes foi Juiz Substituto da Comarca, mudaram-se para São Paulo em 1923, alguém tem alguma informação. Grato.

    ResponderExcluir
  109. Sou Franco tbm
    Meu avô se chamava Ires Franco da Silva

    ResponderExcluir
  110. Eu me chamo Eliane Franco . Sou neta de Militão Domingues Franco e Anália Franco. Ambos nasceram em Ituiutaba Mg. Infelizmente não conheci meu avô. Ele era filho de Deolica Ribeiro Franco e João Franco. Minha avó era filha de María de Freitas Franco e João Batista Franco. (Sinhô Batista)

    ResponderExcluir
  111. Meu nome Vilma Franco, sou de São Paulo e estou pesquisando sobre a família do meu pai. O nome dele Orion Franco.(falecido), filho de Sátiro Franco e Francelina Mafalda. O que sei, é que meu avô era filho de um fazendeiro de Pirassununga, e por volta de 1918/1919 ele adquiriu a doença Tifo. Minha avó era empregada dessa familia e foi incumbida de cuidar do meu avô, pois naquela época a doença era contagiosa, e eles ficaram isolados. Minha avó cuidou dele, e depois ela adquiriu a mesma doença. Em agradecimento ele cuidou dela e eles se apaixonaram. Desse relacionamento nasceu meu pai, em 1920. Infelizmente a família não aceitou. Meu pai foi registrado. O que me lembro é que até meus treze anos minha mãe levava minhas duas irmãs e eu na igreja Santo Antônio no centro de São Paulo para ver nosso avô. Isso faz muitos anos hoje tenho setenta anos, mas nunca esqueci dessa parte da minha vida. Ele trabalhou na Justiça Federal. Se alguém conhecer esta história, e tbm alguém dessa família, ficaria muito feliz. Sua família era de posses, mas minha avó nunca reivindicou alguma coisa. Fomos felizes da maneira que pudemos ser. O que passou, passou. Só gostaria de saber se tive tios, primos, talvez até bem perto e nunca nos conhecemos. Obrigada.

    ResponderExcluir


  112. Gostaria de saber sobre a família Oliveira Franco, sou filha de Francisco Oliveira Franco e. Luisa Penteado Franco, meu avô era José de Oliveira Franco e sua esposa era Maria Clara Franco.

    ResponderExcluir
  113. Sou Maria Lindacir Penteado Franco(nome de nascença)Gostaria de saber sobre a família Oliveira Franco, sou filha de Francisco Oliveira Franco e. Luisa Penteado Franco, meu avô era José de Oliveira Franco e s

    ResponderExcluir
  114. Sou Jessica Franco de São Paulo, meu Franco veio de Itapicuru Bahia. Minha avó Lidia Franco de Jesus, filha de Crispim Franco da Silva meu bisavô, e o nome do pai dele meu tataravô Pedro Franco da Silva.

    ResponderExcluir